quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Salvação de Wang-Fô












“Sem deixar de pintar, Wang-Fô disse-lhe docemente:

- Julgava-te morto.

- Estando você vivo, disse Ling cheio de respeito, como é que eu poderia ter morrido?

E ajudou o mestre a subir para o barco. O tecto de jade reflectia-se na água, de maneira que Ling parecia navegar no interior duma gruta.

As tranças dos cortesãos submersos ondulavam à superfície como cobras, e a cabeça do Imperador flutuava como um lótus.

- Repara, meu discípulo, disse Wang-Fô melancolicamente. Estes infelizes vão morrer, se é que não morreram já. Nunca supus que no mar houvesse tanta água que pudesse afogar um imperador. Poderemos fazer ainda alguma coisa?

- Não te preocupes, Mestre, murmurou o discípulo. Não tarda que eles estejam de novo em seco, sem mesmo se lembrarem de terem molhado as mangas. Só o Imperador é que há-de guardar no coração um pouco do amargor do mar. Gente como esta não foi feita para se perder dentro dum quadro.

E acrescentou:

- O mar é belo, o vento favorável, as aves marinhas andam a fazer os ninhos. Vamos embora, Mestre, para o lado de lá das ondas.

- Vamos, disse o velho pintor.”



Bonita, esta trama que se estabelece entre a pintura e a vida, entre a obra e a vida.

Marguerite Yourcenar: como um céu estrelado numa noite de luar.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

É tão bom ter dias assim!

A semana passada valeu mesmo a pena. Por várias razões, vou destacar aquela que mais me marcou e surpreendeu. Numa altura em que se fala de tantas coisas negativas, assinalo uma situação de enorme esperança nos jovens que passam despercebidos "às estatísticas" como referiu a amiga Júlia, no post referente à «pastora poetisa».

Uma adolescente de 14/15 anos, com o ar mais simpático do planeta, apareceu no balcão de atendimento desta biblioteca, esfuziante com o livro de Saramago «Memorial do Convento» como se trouxesse consigo o maior dos tesouros. E de repente, o tempo parou, porque aquela menina/mulher assim o quis, e eu que andava tão longe fiquei silenciosamente a reparar naquela «criatura» que fisicamente não inspiraria nenhum olhar especial, mas que fez questão de marcar posição com o seu entusiasmo «Saramagosense» e nós que ali estávamos crescemos também de entusiasmo.
Como boa leitora, fez questão de salientar, com a autoridade própria dos bons leitores, a demora exagerada de um outro utilizador na entrega do livro que tanto desejava ler.
E como não poderia deixar de ser, este livro que ela tanto desejava:-já é a segunda vez que aqui venho! - era o «Intermitências da Morte». Até aposto que se Saramago tivesse a honra de presenciar esta cena, depressa esqueceria o episódio Sousa Lara.