sexta-feira, 19 de junho de 2009

Grande Reportagem

Tenho saudades do jornalismo de investigação, actualmente quase não se faz. Tenho nostalgia do tempo em que comprava a Grande Reportagem do Miguel Sousa Tavares, sim porque há a Grande Reportagem do pós Miguel Sousa Tavares, que deixou de ser a minha Grande Reportagem.
Comprava-a religiosamente, sempre que saia, às Sextas – Feiras, e não era uma publicação barata (nem o podia ser). Fazia parte do meu ritual hedonista, sentar-me no Dom Pedro, um café no Porto, ao pé de casa, e folheava-a do princípio ao fim sem saltar páginas sorvendo-a gulosamente como fazem os apreciadores do bom café.
Tenho saudades de aprender muito, com o jornalismo de investigação, que teimou em debandar, e que estranhamente passou a ser o jornalismo dos crimes, da pedofilia do “antes e depois”.
Há dias numa viagem, relembrei a Grande Reportagem, através de um documentário que passava na TSF, sobre a extinção da baleia branca no Canadá, e senti de repente o mesmo entusiasmo, que agora me leva sempre que é possível, a sintonizar a TSF.
No entanto, não existe prazer comparável ao de folhear, mandando no nosso tempo, a informação em suporte papel.